O JOGO DA ORALIDADE NA PRÁTICA DO PROFESSOR
Objetivo: Despertar nos professores e mediadores de leitura o desejo de novas estratégias relacionadas ao incentivo da leitura. Levando-os a reflexões sobre o ato de contar histórias, a oralidade na sala de aula, o uso da memória e da expressividade e o poder do encantamento e da imaginação. Compreender o conceito de oratura, em oposição à literatura e relação com a tradição oral; Utilizar de ferramentas práticas advindas das artes cênicas para desenvolvimento da expressividade aplicada a contação de histórias. Conteúdo Programático: 1 – Conceptualização sobre leitura e contação de histórias – exposição oral sobre os Griots africanos, o conto popular, a oratura; 2 – O contador de histórias e sua relação com a memória – experiência teórico prática 3 – MARIA BORRALHEIRA, fontes, versões e registros – o universo dos contos populares; 4- Estrutura e roteirização para a contação de histórias;
Carga Horária: 4 horas
VERSÃO ONLINE E PRESENCIAL