Treinamentos e Oficinas

O JOGO DA ORALIDADE NA PRÁTICA DO PROFESSOR

Objetivo: Despertar nos professores e mediadores de leitura o desejo de novas estratégias relacionadas ao incentivo da leitura. Levando-os a reflexões sobre o ato de contar histórias, a oralidade na sala de aula, o uso da memória e da expressividade e o poder do encantamento e da imaginação. Compreender o conceito de oratura, em oposição à literatura e relação com a tradição oral; Utilizar de ferramentas práticas advindas das artes cênicas para desenvolvimento da expressividade aplicada a contação de histórias. Conteúdo Programático: 1 – Conceptualização sobre leitura e contação de histórias – exposição oral sobre os Griots africanos, o conto popular, a oratura; 2 – O contador de histórias e sua relação com a memória – experiência teórico prática 3 – MARIA BORRALHEIRA, fontes, versões e registros – o universo dos contos populares; 4- Estrutura e roteirização para a contação de histórias;

Carga Horária: 4 horas
VERSÃO ONLINE E PRESENCIAL

ORALIDADE E EXPRESSÃO PARA O VÍDEO

Oferecer aos professores estratégias advindas das artes cênicas para auxiliar no processo de videoaulas e demais momentos frente às câmeras e celulares. abordar os detalhes e a importância da condução através do contato visual e o direcionamento do olhar. Traçar estratégias de acordo com as necessidades individuais de cada profissional para potencializar o rendimento nas gravações do formato EAD. Como roteirizar as aulas focando na oralidade e na apropriação do discurso. Como se relacionar melhor com os slides Possibilitar desenvolvimento pessoal e profissional através de exercícios de controle corporal e vocal direcionados às necessidades de gravação. Estimular a fluência verbal, criatividade e dinâmica dos profissionais envolvidos através de jogos e atividades motivadoras. Colaborar com uma profissionalização de desempenho frente às câmeras dos profissionais envolvidos nas vídeo aulas e demais gravações.

Carga Horária: 8 horas
VERSÃO ONLINE E PRESENCIAL

MEMÓRIAS CORRENTES

OFICINA DE PROCESSOS CRIATIVOS –TECENDO AFETOS, COSTURANDO MEMÓRIAS
Através de técnicas de oralidade, artes cênicas e contoterapia a oficina conduzirá os participantes a uma experiência sensível de reconhecimento de memórias pessoais, transformação destas memórias em contos populares coletivos e contação dessas histórias através de estímulo do discurso pessoal e da expressividade. Uma oportunidade de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades de comunicação e encantamento. Muitos tecidos, muitas tramas e muitas histórias, contar e recontar no coletivo e na descoberta do pertencimento.

Carga Horária: 8 horas
SOMENTE PRESENCIAL

COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS E JOGOS TEATRAIS

A presente proposta consiste em uma abordagem de sensibilização e treinamento diferenciada possibilitando aos colaboradores participantes externalizarem sua potência criativa e ampliarem sua percepção sobre o tema de forma lúdica e envolvente. O trabalho tem como objetivo a criação de esquetes (cenas teatrais expressivas curtas) trazendo a temática das competência emocionais necessárias para o crescimento profissional associadas a CNV (comunicação não violenta) como abordagem para a resolução de conflitos, a empatia e o respeito. · Reflexão sobre CNV, reatividade e expressão não verbal (expondo também a situação pandemica) · Construção coletiva através de brainstorming criativo de um roteiro para as esquetes organizando as percepções dos participantes sobre a temática · Jogos de expressividade corporal para “quebra gelo” e integração promovendo a confiança e expressividade livre dos participantes · Estruturação das cenas com criação dos personagens (arquétipos e estereótipos) · Ensaio da ideia e orientação de direção Dani Pamplona, a especialista responsável, utiliza-se a visão sistêmica, a metodologia IKIGAI e a contoterapia para abordar os conteúdos além de todos os recursos das artes cênicas e do storytelling para encantar na comunicação e transformar os comportamentos e atitudes.

Carga Horária: 4 horas
SOMENTE PRESENCIAL