Palestras

Como informar e encantar

Como aproximar verdadeiramente o espectador da informação? Como oferecer conteúdos de extrema importância ambiental, social ou mesmo de segurança de forma divertida, inovadora e principalmente encantadora?

Dani Pamplona é caminha a mais de 20 anos no universo das artes cênicas utilizando o teatro, a música e as histórias como potencializadores de informação, encantando crianças, jovens e adultos com ênfase na percepção do público alvo e suas necessidades. Nesta palestra ela conta sua trajetória e divide dicas e estratégias para resultados mais significativos em ações realizadas em eventos internos, sipats e programas de responsabilidade social e comunidade.

Para: Empresas e Instituições
Duração: 60 minutos
VERSÃO ONLINE E PRESENCIAL

ORALIDADE E EXPRESSÃO: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E O DISCURSO DO DOCENTE

Você já parou para pensar o quanto vale uma palavra? Em uma cultura que preza tanto o valor da letra impressa, em uma sociedade letrada, a voz e sua potencia de realizações através da língua precisa de atenção e destaque para emergir e proporcionar um equilíbrio entre o escrito e o dito.

O ser humano é feito de histórias. Mesmo com a explosão midiática do século XXI continuamos buscando as mais diferentes formas de contar e ouvir as nossas e as outras histórias para assim tentar entender o mundo onde vivemos e as relações que se estabelecem.

Entretanto longe do digital, o encontro de olhares ao narrar, a troca de forma ritualística parece ser um viés de escape e sensibilidade para os encontros que acalentam nossa existência. Por isso as práticas de oralidade tais como a arte milenar de contar histórias se aproximam de cada um de nós como caminho de desenvolvimento pessoal e transformação social.

E como então usar esse recurso nas habilidades diárias de didática em sala de aula? O professor através da descoberta do poder da palavra falada, de um encontro com si mesmo e seu potencial oral se torna mais hábil para suas dificuldades de abordagem e didática diárias, mais tranquilo e equilibrado através de uma conexão de corpo e mente oferecida pela abordagem teatral da contação de histórias e principalmente mais engajado na relação de formação do indivíduo na sociedade colaborando para um mundo mais fraterno e oportunizador.

Para: Escolas e Professores
Duração: 90 minutos
VERSÃO ONLINE E PRESENCIAL

PARA QUE CONTAR HISTÓRIAS NA ESCOLA?

E afinal o que se faz necessário para contar histórias? Caminhos e reflexões para que o professor em suas atividades diárias pode ir além da mediação de leitura e utilizando o suporte da memória e da oralidade encantar os alunos fazendo-os desenvolver maior concentração e interesse para com as histórias e a literatura em si.

A Especialista em Literatura Infantil Juvenil Daniele Pamplona conta histórias desde menina e em sua carreira foi desenvolvendo em paralelo o trabalho de atriz e de contadora de histórias procurando sempre estratégias de convergência dos trabalhos. Desde 2009 desenvolve pesquisa teórico-prática ligada à questão da oralidade e da contação de histórias a partir de pesquisadores como Gilka Girardello, Marie Schedlock, Ruth Sawyer, Regina Machado, Celso Sisto, Maria de Lurdes Patrini e Luiz Abreu. Seu artigo mais recente intitulado O jogo da oralidade na prática do contador de histórias fala sobre sua inspiração no jogo teatral e na expressividade natural dos contadores de historias tradicionais como dois contrapontos que em muito se assemelham na busca por uma espontaneidade com qualidade técnica ao narrar histórias.

Essa palestra tem por objetivo despertar nos professores desejo de novas estratégias relacionadas ao incentivo da leitura. Levando-os a reflexões sobre o ato de contar histórias, a oralidade na sala de aula, o uso da memória e da expressividade e o poder do encantamento e da imaginação.

Para: Escolas e Professores
Duração: 90 minutos
VERSÃO ONLINE E PRESENCIAL

A PALAVRA QUE EDUCA

Como nos tornamos pais e mães se não há escola para nos preparar para isso? Como então educamos nossos filhos verdadeiramente? Existe forma certa de fazê-lo? E o papel da escola? Como equilibramos nossa relação de família e escola?

Esses questionamentos norteiam esse momento onde Dani Pamplona traz a visão sistêmica presente na contoterapia e do desenvolvimento pessoal para através das histórias provocar reflexões nos pais e educadores fortalecendo esse elo em prol do futuro de cidadãos mais preparados e emocionalmente seguros.

Para: Escolas e Famílias
Duração: 60 minutos
VERSÃO ONLINE E PRESENCIAL

ROTA DE FUGA - AUTOCONHECIMENTO COMO CAMINHO

Parece que volta e meia cresce em cada um de nós a vontade de fazer uma mochila e partir sem destino. Fugir! Mas porquê? E pra onde? E de que exatamente?

No auge deste século, onde temos informação a um toque, nunca nos sentimos tão sozinhos. Os males do século nos tomam e questões como ansiedade, síndrome do pensamento acelerado, síndrome do pânico, e depressão são doenças que mostram como estamos fugindo de nós mesmos e sem sucesso. O corpo grita pedindo pausa e um olhar mais atento. Precisamos cuidar do acumulo mental e emocional e refletir sobre os maus hábitos que nos levam a um entorpecimento que impede a qualidade de vida.

Como é olhar de verdade para si?

Dani Pamplona utiliza-se a visão sistêmica da metodologia IKIGAI e da contoterapia para abordar conteúdos como planejamento, escolhas, rotina, relações sociais e pessoais, autoestima, saúde e a vida profissional. Promovendo assim reflexões sobre conexão, consciência, autoconhecimento, autocuidado, propósito e empatia. A palestra encenada parte do conceito de storytelling, usado na administração, onde o objetivo é transportar fatos reais em obras narrativas, criando, envolvendo e encantando. A condução encanta por sua performance que une informação e arte. Entre causos, histórias de vida, paródias e músicas a palestra usa da comédia e da poesia para trazer importantes reflexões sobre a qualidade de vida e os caminhos que nos tiram dela. É hora de traçar uma rota, um caminho, que às vezes parece de fuga da rotina ou da vida que temos, mas que na verdade é de novos hábitos e atitudes para não precisar fugir e conseguir traçar novos horizontes.

Para: Empresas, escolas e instituições
Duração: 60 minutos
VERSÃO ONLINE E PRESENCIAL

LIDERANÇA DE SI - AUTORRESPONSABILIDADE

Nos dias em que o tempo falta e as informações nos sobrecarregam a palavra liderança vem sendo utilizada como força motriz para encontros, realização e sucesso. Porém o quanto conseguimos liderar os outros sem liderar a nós mesmos?

Como aplicar genuinamente as ferramentas de liderança em nossa propria vida para sermos exemplo de nossas palavras através de atitudes. Os males do século nos tomam e questões como ansiedade, síndrome do pensamento acelerado, síndrome do pânico, e depressão são doenças que mostram como estamos fugindo de nós mesmos e sem sucesso. O corpo grita pedindo pausa e um olhar mais atento. Precisamos cuidar do acumulo mental e emocional e refletir sobre os maus hábitos que nos levam a um entorpecimento que impede a qualidade de vida e consequentemente a dificuldades de aplicação do que sabemos ao lidar com os outros e coordenara grupos.

Como é olhar de verdade para si e buscar a liderança de sua propria vida?

Dani Pamplona utiliza-se a visão sistêmica da metodologia IKIGAI e da contoterapia para abordar conteúdos como autoestima, constancia, autorresponsabilidade, consciencia empatia e compaixão.. A palestra encenada parte do conceito de storytelling, usado na administração, onde o objetivo é transportar fatos reais em obras narrativas, criando, envolvendo e encantando. É hora liderar a base de construção do coletivo, nossa força de individualidade e presença.

Para: Empresas, escolas e instituições
Duração: 60 minutos
VERSÃO ONLINE E PRESENCIAL

A SUA HISTÓRIA CONTA HISTÓRIAS - PODER PESSOAL

Antes de qualquer história estar na literatura ela esteve de algum modo na vida. Ali vibrante inspirado, instigando, trazendo marcas que se tornam narrativas. 

A forma como olhamos para nossa história diz muito sobre nossa capacidade de reconhecer nosso valor e merecimento e principalmente nos colocarmos a serviço.

Dani Pamplona passei por alguns contos biográficos e referenciais na literatura e na vida como a jovem MALALA, a personagem ANNE de Green Gables e tece uma leitura do potencial de cada mulher e homem em busca do seu verdadeiro caminho a partir da aceitação de cada momento da sua história.

Uma oportunidade de fortalecimento pessoal através da contoterapia.

Para: Empresas, escolas e instituições
Duração: 60 minutos
VERSÃO ONLINE E PRESENCIAL

SEM AFETO NINGUÉM SE AFETA - AUTOCUIDADO, EMPATIA E COMPAIXÃO

Quem cuida de quem cuida?

Dani Pamplona através de histórias e músicas traz uma profunda reflexão sobre as relações no ambiente profissional e pessoal do trabalhador da saúde. Como estabelecer limites seguros na relação com os pacientes, como desenvolver a compaixão necessária para cada situação, como fortalecer as relações entre colegas de trabalho e principalmente como cuidar melhor de si mesmo para poder cuidar do outro.

Conceitos como acolhimento e ajuda são trazidos para essa reflexão que pretende harmonizar os encontros e trazer afetividade para as efetivações.

Uma oportunidade de fortalecimento pessoal e profissional através da contoterapia.

Para: Profissionais da saúde em geral
Duração: 60 minutos
VERSÃO ONLINE E PRESENCIAL

Criação de Temáticas a partir das Necessidades do Cliente

Entre em contato e peça uma proposta​